quinta-feira, 26 de agosto de 2010


0
TRANSTORNO DE CONDUTA:

O transtorno de conduta é um conjunto de problemas emocionais e comportamentais apresentado por algumas crianças e adolescentes em que há um padrão repetitivo e persistente de conduta agressiva, desafiadora, anti-social, onde os direitos básicos alheios, regras e normas sociais são violados. Trata-se de uma condição mais grave quando comparada ao transtorno desafiador opositivo e é responsável por freqüente encaminhamento aos serviços de psiquiatria infanto-juvenil.

A violação de regras é o componente marcante deste transtorno. Jovens com transtorno de conduta apresentam comportamento anti-social com agressão física e comportamento cruel com outras pessoas e animais, sendo muitas vezes autores de bullying dentro do ambiente escolar. Não demonstram sentimento de culpa ou remorso pelos seus atos, são negativistas, desafiadoras, hostis e podem realizar atos de vandalismo, furtos e destruição de patrimônio alheio. Roubos freqüentes de brinquedos em lojas de departamento ou de objetos pessoais de colegas em sala de aula, além de agressões físicas e intimidações contra colegas podem ser observados em quadros iniciais do transtorno de conduta.
Podem apresentar dificuldade de interações sociais, possuindo poucos amigos, baixa tolerância à frustração, irritabilidade e explosões de raiva freqüentes, fatores que normalmente culminam com comportamentos agressivos e violentos, provocações de brigas corporais em ambiente escolar ou na rua, inclusive com a utilização de armas como faca, bastão ou arma de fogo. Abandono e reprovação escolar, fugas de casa, mentiras, consumo de álcool e drogas, comportamento sexual de risco e ausência de arrependimento por seus atos também são freqüentes. O comportamento delinquencial grupal, como nas gangues de rua também são comuns e estão muito associados com violência e consumo de drogas.

Por.: Dr. Gustavo Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário